top of page

Tipos de Plantas para Jardinagem

Plantas aéreas, tóxicas, suculentas, ornamentais, aquáticas, aromáticas, comestíveis, exóticas, frutíferas, para jardim vertical, marinhas, medicinais, etc. 

As plantas desempenham um papel vital na manutenção da vida na Terra. Toda a energia utilizada pelos organismos vivos depende do complexo processo de fotossíntese, que é realizado principalmente por plantas verdes. 

A energia radiante do Sol é transformada em energia química orgânica, na forma de açúcares, através da série de reações químicas que constituem a fotossíntese.

Plantas Aéreas

plantas aereas - tillandsia - botanica

Air plants ou epífitas são plantas que crescem ou se ligam a outras plantas como suporte. Seus sistemas radiculares são usados para fixar e manter-se no lugar e para adquirir água e nutrientes. 
A palavra epífita significa literalmente “sobre plantas” e se refere a plantas que usam uma segunda planta somente como apoio físico.
Por que isso é importante?

Plantas Suculentas

plantas suculentas - botanica

Na botânica, plantas suculentas são também conhecidas simplesmente como suculentas. São plantas que têm algumas partes mais espessas e carnudas, geralmente para reter água em climas áridos ou condições do solo. A palavra "suculenta" vem da palavra latina sucus , que significa suco ou seiva. Plantas suculentas podem armazenar água em várias estruturas, como folhas e caules. São muitas vezes cultivadas como plantas ornamentais por causa de sua aparência marcante e incomum.

Plantas Ornamentais

caminho de plantas ornamentais - botanica

São plantas que são cultivadas para fins decorativos em jardins e projetos de paisagismo, como plantas de casa, flores cortadas e para exposição de espécimes.

As pessoas geralmente usam o termo “plantas ornamentais” para se referir a plantas atraentes.

Elas tem uma variedade de formas, tamanhos e cores adequadas a muitos climas, paisagens e necessidades de jardinagem.

Plantas Tóxicas

planta toxica mamona ricinus - botanica

​Muitas plantas encontradas no nosso cotidiano são causa de intoxicação em seres humanos por possuírem substâncias que provocam alterações no metabolismo. Essas substâncias são encontradas em diferentes partes das plantas podendo contaminar a pessoa ou animal por vias distintas (oral, dermatológica, retal, inalatória, entre outras).

bottom of page