Sapatinho de Judia - Thunbergia mysorensis - planta trepadeira ornamental
- botânica
- 20 de mar. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de abr.
A planta Thunbergia mysorensis, também conhecida como sapatinho de judia é uma trepadeira semi-lenhosa, vigorosa, com ramos de até 6 metros de altura e muito ornamental. Nativa da Índia, onde sobe por árvores em florestas tropicais montanhosas.

Sapatinho de Judia
A Thunbergia mysorensis possui ramos pendentes de inflorescências longas com sépalas de cor vermelho intenso e pétalas amarelas, com manchas nas bordas da mesma cor. Com crescimento escalado e de forma rápida, seu comprimento pode chegar a 6 - 8 metros.
Cuidados
Requer solo sempre úmido mas bem drenado, em solo neutro ou alcalino em pleno sol.
Uso da Sapatinho de Judia em Paisagismo
Esta planta é ótima opção para pérgulas ou mandris altos. Trepadeira de crescimento rápido para uma pérgola alta, onde as flores pendentes podem serem vistas de baixo. Seu néctar doce é produzido em grandes quantidades, atraindo beija-flores.
A trepadeira Thunbergia pertence à família Acanthaceae. O nome thunbergia do gênero, homenageia o médico e botânico sueco Carl Peter Thunberg (1743-1828).
É considerada por muitos como uma das trepadeiras mais bonitas do mundo e recebeu o prestigiado Prêmio da Royal Horticultural Society de Mérito do Jardim em 1993.
Dicas de Cultivo da Planta Trepadeira Sapatinho de Judia
Sapatinho de Judia é uma planta ideal para ser apoiada em gazebos, pérgulas, arcos ou armações para permitir que grandes ramos desta trepadeira se pendurem e se exibam e se multipliquem.
Clima: Tropical, Subtropical, Equatorial. Não tolera geadas e ventos fortes. O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica, bem drenado com regas moderadas. Na primavera-verão, usar adubo mineral NPK 4-14-8, seguindo a orientação do fabricante. No final do inverno, realizar uma poda leve em ramos secos.
Thunbergia mysorensis
English common names:
Indian Clock Vine
Mysore Clock Vine
Lady´s Slipper Vine
Mysore Trumpetvine