top of page

Planta Jiboia - Epipremnum pinnatum - Planta trepadeira de pouca manutenção

  • Foto do escritor: botânica
    botânica
  • 22 de dez. de 2021
  • 4 min de leitura

Atualizado: 3 de abr.

A Jiboia é uma planta trepadeira ornamental que é muito resistente e fácil de cuidar. Suas folhas tem formato de coração nas cores verde ou verde rajada de amarelo e branco e é uma planta muito adaptável. Também conhecida como Hera do Diabo, talvez porque tem a grande capacidade de crescimento. A Jiboia é uma planta da família Araceae, sendo de origem das Ilhas Salomão. Seu habitat natural é de florestas tropicais onde é encontrada como trepadeira em árvores ou paredes de pedra.


Planta trepadeira jiboia na natureza
Planta Jiboia na natureza

Características

A planta Jiboia é uma planta de baixa manutenção, versátil no paisagismo de ambientes externos e por isso é bastante utilizada na decoração de interiores. É uma ótima planta purificadora de ar absorvendo toxinas do meio ambiente e suas "companheiras" mais populares são orquídeas e samambaias


Esta planta trepadeira é conhecida por sua disposição resistente e capacidade de lidar com condições de luz extremamente baixa e assim se tornou famosa em todo o mundo. Ela é tão comum que é muito fácil esquecer que ela têm uma origem selvagem. Além do mais, poucos de nós chegam a ver um espécime maduro. As plantas que vivem em nossas casas e escritórios são meros juvenis, lutando para se segurar enquanto procuram por um dossel que não está lá.


A folhagem da planta Jiboia geralmente varia dependendo de sua idade. Os espécimes jovens são trepadeiras terrestres e produzirão folhas maduras apenas quando houver altura suficiente para escalar.


Suas primeiras folhas juvenis são elípticas ou em forma de seta e apresentam bordas inteiras. Na maturidade, as folhas tornam-se grossas, lisas, brilhantes, ovais com margens profundamente incisadas e podem medir cerca de 30 a 50 cm de comprimento.


Dicas de Cultivo- Iluminação e Localização

Em geral, as plantas Epipremnum pinnatum ( em botânica ) prosperam em locais bem iluminados com boa luz solar indireta. No interior, coloque-as perto de uma janela onde possam receber um pouco de luz brilhante indireta. Em ambientes externos, certifique-se de planta-la em algum lugar de sombra parcial durante o sol forte da tarde.


Se você está cultivando suas plantas Epipremnum em condições de iluminação inadequadas, elas não hesitarão em mostrar sua insatisfação. Por exemplo, quando essas companheiras não têm acesso à luz solar suficiente, elas crescerão um pouco esticadas com seções de caule mais longas entre suas folhas. As variedades de cor rajadas também começarão a perder suas marcas em áreas com pouca luz.


Devido ao seu caule longo e hábito de se arrastar, as espécies de Epipremnum pinnatum requerem algum suporte extra para crescerem saudáveis ​​e felizes. As melhores opções de suporte para essas plantas são estacas de madeira, estacas de bambu ou totens ecológicos envoltos em coco. Você também pode cultivá-las em cestos suspensos para obter um crescimento geral em cascata.


As plantas Epipremnum pinnatum se divertirão muito crescendo em substratos que imitam o seu habitat natural. Por isso, você deve plantá-las em solo úmido e bem drenado, rico em matéria orgânica e nutrientes.


A planta Jiboia geralmente não precisa de fertilização frequente para apresentar os melhores resultados. No entanto, ela se beneficiará de aplicações regulares de fertilizantes durante seu período ativo de crescimento.


Essas plantas crescem em um ritmo muito rápido, então se plantadas em vaso exigirão replantio de tempos em tempos. Quando suas plantas começarem a crescer além de seus recipientes, normalmente uma vez a cada dois anos, você deve transplantá-las em outros recipientes que sejam um pouco maiores. Antes de replantar, tente remover o máximo de terra velha possível de suas raízes e também podar um pouco as pontas das raízes.


Como Fazer Mudas da Planta Trepadeira Jiboia

Você pode propagar esta beleza por meio de estacas (brotos) sem muito esforço ou tempo gasto. As plantas Jiboia são pouco exigentes e você pode propagá-las quase sempre que quiser durante o ano todo. Você deve cortar caules individuais e colocar sua metade inferior em um pequeno vaso cheio de água doce. Certifique-se de que cada estaca tenha pelo menos um nó na água, pois é aqui que se desenvolve a maioria de suas pequenas raízes.


As mudas irão enraizar melhor se você trocar a água uma vez a cada poucos dias para fornecer-lhes um meio de propagação limpo. Elas também requerem um ambiente de muita luz indireta para formar raízes mais rapidamente. Quando as raízes tiverem cerca de 2,5 cm de comprimento, você pode plantar suas mudas de Jiboia diretamente no jardim ou em um vaso adequado.


Epipremnum pinnatum é uma grande trepadeira de raízes aróides epífitas, escalando árvores e superfícies rochosas com uma rede de raízes aéreas que se prendem. É uma planta vigorosa, capaz de produzir caules de 30 a 50 metros de comprimento , podendo crescer alto na copa das árvores com um caule de 2 a 4cm de diâmetro que pode se prender por meio de raízes aéreas.

São muito fáceis de cultivar, tanto em vasos e recipientes de terra como adaptada no plantio em agua pois suas raízes ficam submersas na água.


Galeria de fotos - Planta Jiboia



EPIPREMNUM PINNATUM - PLANTA JIBÓIA

English common names:

  1. Centipede tongavine

  2. Dragon tail plant

  3. Tibatib



bottom of page