top of page

Planta Dracena Tricolor - Dracaena Marginata

  • Foto do escritor: botânica
    botânica
  • 9 de ago. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 3 de abr.

É uma planta atraente, de folhas duras com folhagem colorida. São perfeitas para jardinagem porque elas são muito fáceis de cultivar inclusive dentro de casa. No verão, quando plantadas ao ar livre, flores brancas minúsculas e perfumadas florescem.

Dracena tricolor - Dracaena marginata - Planta arbustiva e ramificada perfeita para jardinagem e fácil de cultivar - Botanica
Planta Dracena tricolor - Dracaena marginata - Botânica

Características

As dracenas são plantas resistentes e tolerantes à seca, com sistemas radiculares agressivos. Originária de Madagascar, é uma planta arbustiva e ramificada com crescimento lento a moderado podendo alcançar até 5 metros de altura. São cultivadas como plantas de tronco único ou agrupadas formando um belo efeito em jardins contemporâneos, formando conjuntos maciços ou bordaduras ao longo de muros e paredes.

A planta dracena tricolor tem caules finos com folhas brilhantes e arqueadas em forma de espada. As folhas possuem riscas de coloração creme e rosa com tons de verde e bordas avermelhadas. com 30 a 90 cm de comprimento.

A dracena é uma planta tipicamente tropical, não tolera o frio e multiplica-se facilmente por estaquia.

Seus ramos podem ser tutorados para que fiquem retorcidos, criando um efeito mais escultural e sua manutenção restringe-se à remoção das folhas velhas.


Luminosidade

Meia sombra, sol pleno e se colocada em interiores deve ser em um ambiente com boa iluminação além de vaso grande, que permita seu desenvolvimento saudável.


Adubação

Preparar o solo para plantio com uma mistura de terra vegetal, areia e composto orgânico.

Para manutenção fazer adubação anual com adubo NPK 10-10-10 ao redor do caule.


Água

Aprecia solo úmido. Regar 2 vezes por semana, em maior quantidade nos dias mais quentes e menos nos dias mais frios.

Propagação - Como Fazer Mudas da Dracena Tricolor

Multiplica-se facilmente por estacas de cerca 20 cm. Colocar as partes cortadas em contato com água ou areia úmida até surgirem brotos e raízes (cerca de 2 a 3 meses).

Plantar as mudas em saquinhos ou vasos com terra de boa qualidade e após 1 ano transplantar para o local definitivo.


bottom of page