Plantas Ornamentais
São cultivadas principalmente por suas flores ou belas folhagens e são a fonte de grande atração. Nos jardins ornamentais geralmente se utilizam uma grande variedade de plantas com flores, de modo que o jardim esteja continuamente florido durante as estações do ano - primavera, verão, outono e inverno.
Vários tipos de plantas representando famílias de plantas. São mais comumente cultivadas as que têm flores coloridas, folhagens, formas, aromas, características morfológicas que são visivelmente atraentes aos olhares.
Várias plantas ornamentais são bem conhecidas pelas suas belezas como a gardênia, amor-perfeito, primavera, mussaendas, rosas, narciso, margaridas, petúnias, dália, crisântemo, gerbera, gladíolo, girassóis, diferentes lírios, amarylis, orquídeas, bromélias, gramíneas ornamentais etc.
Além de ervas, arbustos e árvores, plantas em miniatura ou bonsai, cactos e suculentas também constituem plantas ornamentais. É importante entender que plantas ornamentais não estão restritas apenas a plantas com belas flores. O conceito de planta ornamental é também dinâmico. Assim, uma erva daninha em uma parte de um continente poderia ser ornamental em outra parte do nosso planeta.
As plantas ornamentais são frequentemente pontos focais na paisagem.
No geral, plantas ornamentais desempenham vários papéis para a sociedade humana.
Por um lado, elas enriquecem a qualidade da nossa vida e melhoram o ambiente local, proporcionando refúgio para a nossa vida ocupada e relaxamento; enquanto, por outro, protegem a natureza, a biodiversidade local, geram receitas e empregos e ajudam no processo de embelezamento natural.
Arbustos ornamentais
Servem para cerca viva, formar maciços e ornamentar jardins. Podem ser podados e “moldados” em infinitos formatos diferentes e são muito úteis no paisagismo.
São plantas que possuem um porte menor que o das árvores, Exemplos:
Abélia (Abélia grandiflora),
Azaléa (Rhododendron),
Buxinho (Buxus sempervirens),
Espirradeira (Nerium oleander)
Árvores
Existem muitas árvores ornamentais ostentando flores anuais ou folhas coloridas que chamam a atenção e iluminam a paisagem.
O bordo japonês, juntamente com muitas outras variedades de bordo, salgueiro-chorão e bétula estão entre as variedades de árvores ornamentais que não florescem. Árvores ornamentais que florescem incluem magnólia, pêra, cereja, maçã e lilás. Todas essas árvores ornamentais são caducas - perdem suas folhas durante o inverno e geram um novo crescimento na primavera.
Gramíneas ornamentais
Oferecem uma escolha enorme de cores e de formas esculturais. Plantadas em grupo ou isoladas permitem uma delimitação eficiente dos espaços. Não confunda plantas ornamentais com os tipos de grama usados para gramados de cobertura de solo.
Você ficará surpreso com quantas variedades, tamanhos, formas e cores existem para plantar.
Ervas
Ervas aromáticas como lavanda, sálvia, hortelã e calêndula são apenas algumas das plantas ornamentais que são propagadas para usos culinários e de aromaterapia. Tomilho, manjericão e alecrim também são plantas ornamentais que adicionam sabor às suas receitas e proporcionam um aroma agradável em seu jardim.