top of page

Plantas Aéreas - Air Plants

São plantas epífitas que vivem sobre outras plantas que servem apenas de apoio - geralmente em galhos de arvores. Absorvem a maior parte dos nutrientes do ar ao seu redor. Essas plantas exigem pouca manutenção e adicionam um verde para qualquer ambiente.

planta aerea tillandsia - botanica

As plantas aéreas são plantas que não precisam de solo para crescer. Elas podem ser encontradas em árvores, pedras e também no solo. As plantas aéreas são fáceis de cuidar e podem ser cultivadas em uma variedade de ambientes.

Existem muitas diferentes espécies de plantas aéreas, cada uma com suas próprias características únicas. Algumas plantas aéreas são conhecidas por suas flores coloridas, enquanto outras são conhecidas por suas folhas exóticas. As plantas aéreas podem ser cultivadas em uma variedade de vasos, incluindo vasos de vidro, fibra de côco, cestas de arame e troncos de árvores.

Conheça a Bromélia tillandsia cyanea

A Tillandsia é uma planta aérea de flor exótica.

A cor da flor é azul - violeta brilhante e cada flor mede cerca de 5 cm de diâmetro e a bráctea de floração desta bromélia é de cor rosa e dura até 10 semanas.Tem muitas folhas de 30 a 45 cm de comprimento e 1 a 2 cm de largura. Essas folhas estreitas e pontiagudas estão dispostas em uma roseta solta. 

O gênero Tillandsia é composto por cerca de 400 espécies de plantas perenes e com folhagem resistente. Eles fazem parte da família Bromeliads,  cujo membro mais famoso não é outro senão o nosso querido abacaxi !

São plantas epífitas perenes em suas florestas nativas e possuem pequenas raízes, usadas principalmente para ancorar-se em árvores. Como as raízes não bebem água, essas plantas que habitam as árvores coletam umidade e nutrientes através de suas folhas.

bromelia tillandsia azul - botanica

Tillandsia cyanea:

Nomes comuns: Pink Quill (Ingles), Tillandsia Bleue (Frances), Pluma Rosada (Espanhol).

Planta nativa das florestas tropicais. 
Esta especie (tipo) de bromélia faz parte do gênero das tillândsias se encontram em processo de extinção e a melhor maneira de serem salvas, é o cultivo pelas mãos de colecionadores. 

O ciclo de vida da tillandsia cyanea

Também conhecida por bromélia tillândsia azul, estas plantas são monocárpicas, isso significa que a planta morre depois de ter atingido a maturidade. A bromélia cumpriu o seu propósito - floresceu e produziu sementes.

Mas antes que a planta morra, geralmente produz um ou mais novos "filhotes" que substituirão a planta mãe. 

Quando esses filhotes crescem o suficiente para se separarem com segurança da planta mãe e quando conseguem se desenvolver por conta própria, você pode transplantá-los para outro lugar ou em um outro vaso se for o caso. Remova o filhote cuidadosamente, use uma faca limpa e afiada se necessário e coloque-o em um novo vaso.

Esta nova planta se torna madura, e então produz brácteas, flores e novos filhotes, e todo o ciclo se repete.

Como cuidar da sua bromélia

bromelia tillandsya cyanea - botanica

Esta bromélia é uma planta de baixa manutenção. Você só tem que colocá-la em um lugar de luz média com muito sol da manhã e tentar não expor a planta ao calor da tarde. Use um solo adequado para o plantio, certifique-se de que a planta tenha o nível apropriado de umidade e que o cuidado adicional seja rotineiro e simples.

As tillandsias são epífitas e possuem pequenas raízes, usadas principalmente para se ancorarem nas árvores. Como as raízes não "bebem" água, essas plantas que habitam as árvores coletam umidade e nutrientes através de suas folhas.

Existem várias plantas do gênero Tillândsia cultivadas em vaso, como plantas de casa.

Embora sejam menores do que as outras bromélias comumente vendidas, o tamanho de sua flor compensa isso.

Fácil cultivo e resistente, lida com condições secas como uma campeã.

As Tillândsias podem ser fixadas a galhos e troncos de árvores e assim crescem como na natureza.

Bromélia no plantio em vaso

Você deve fazer tudo para que a bromélia tillandsia cyanea não fique excessivamente molhada. Uma boa mistura de solo de rápida drenagem, poroso e ligeiramente acido pode ser utilizado.

Prepare o solo com substratos leves, arenosos e com pouca capacidade de retenção de água. Pode ser casca de pinus em tamanho pequeno, ou fibra de côco.

Solo arenoso, bem drenado. Quando em vaso, a mistura é de 1 parte de terra comum de jardim, 1 de terra vegetal e 2 de areia grossa de construção.

bromelia tillandsia - botanica

Substrato para bromélia tillandsia

As bromélias são plantas de locais com alto teor de nutrientes orgânicos e pH mais alto. O substrato deve ter baixa densidade para garantir boa aeração e drenagem da água de chuvas e regas.

Se desenvolvem bem em substrato de fibra de coco, mas pode também ser uma mistura de terra comum de canteiro com casca de arroz carbonizada.

Para uma mistura mais completa use: terra 25% + areia 25% + húmus de minhoca 25% + pó de cascas (fibra de coco, casca de pinheiro e serragem decomposta).

As cascas devem ser em pequenos pedaços, é preciso deixar de molho em água para diluir os compostos fenólicos que podem prejudicar as plantas.

A fibra de côco é um substrato usado há pouco tempo, oriundo da indústria de beneficiamento do côco. É um produto que deve ser lavado muitas vezes para retirada de compostos tóxicos para as plantas. Deixe de molho em água limpa e troque todos os dias durante uma semana. Depois, pode deixar secar e empregar.

tillandsia azul em arvore - botanica

Iluminação do ambiente para a planta

Você precisa evitar a luz direta do sol para evitar que as folhas se queimem, mas é necessária uma boa luz indireta para fazer crescer rapidamente as plantas jovens em um tamanho de floração.

Toda planta para florir precisa de sol e importante: acertar a quantidade ideal de luz solar é o segredo. Você pode mudar a sua tillandsia de lugar e observar o seu desenvolvimento até acertar o local ideal.

No entanto, se a sua bromélia já está em flor, pode mantê-la em um lugar mais sombreado.

Água para a sua tillandsia

Não precisa muito. A melhor maneira de molhar é pulverizar as folhas uma vez ou duas vezes por semana, dependendo de quão secas são suas condições.

Se você notar as pontas marrons nas folhas, isso é provavelmente o resultado do ar seco.

A maioria das bromélias pertencentes ao gênero Tillândsia , não precisam de muita água. Atenção: elas são sensíveis ao cloro, por isso se você puder, forneça água desclorificada em vez de água da torneira.

Adubo para a bromélia

flor bromélia tillandsia azul - botanica

Na natureza, esta planta recebe umidade e nutrientes através da folhagem, não do solo. Por esta razão, é melhor pulverizar o fertilizante sobre a folhagem.

Se você tem esperado pacientemente que suas bromélias floresçam, talvez haja uma razão pela qual sua bromélia não tenha produzido nenhuma inflorescência. Muito ou muito pouca luz solar pode inibir uma bromélia de florescer.

As bromélias tillandsias muitas vezes relutam em florescer quando fertilizadas com muito nitrogênio. O nitrogênio manterá a bromélia crescendo e produzindo filhotes, mas atrasará a floração.

A adubação deve ser feita de forma liquida, com adubo NPK 10-10-10 dissolvendo uma colher de chá em 1 litro de água e regando as folhas com aspersor.

Temperatura do ambiente

Quente ou frio, esta bromélia não é muito exigente. Se você estiver confortável em sua casa, ela também estará. Uma coisa a notar: eles gostam de boa circulação de ar. Por ser epífita como as outras bromélias, precisa ter excelente drenagem.

bromelia tillandsia cyanea - botanica
bractea da bromelia tillandsia - botanica

A bráctea rosa, que é a inflorescência e não tecnicamente a flor, é o principal atrativo desta planta. dando um tom quase alienígena que e atrai facilmente o olhar. A bráctea de floração pode durar até 6 meses, embora as cores possam diminuir um pouco ao longo do tempo para se tornarem verdes.

As flores aparecem dos lados da bráctea, não mais do que 2 de cada vez e duram apenas alguns dias.

É comum comprar a Tillandsia já em estágio de floração, mas se você está cultivando uma planta jovem, pode esperar que floresça cerca de dois ou três ou anos de idade.

Propagação da planta aérea Tillandsia

cyanea bromelia tillandsia - botanica

Filhotes se formarão na base da planta mãe, que acabará morrendo. Isso não é culpa sua, é apenas o ciclo natural que as bromélias passam. Você pode deixá-los presos à mãe (você pode cortar a folhagem morta) ou remover os filhotes e plantá-los em outro vaso ou você pode deixá-los onde estão. Com o tempo isso produzirá um arbusto atraente, que pode ter várias brácteas floridas.

Novas plantas crescerão, mas muitas vezes elas precisam de algum incentivo para produzir uma nova flor.

Bromélia Tillandsia cyanea

English common names:
  1. Blue Flowered Torch

  2. Pink Quill

bottom of page